sexta-feira, 30 de outubro de 2009

UM ROTEIRO DE HOLLYWOOD


         
          Realmente parecem histórias de filmes, mas é bem real a necessidade de muitas pessoas que vivem entre nós. Parece impossível e inimaginável mas ,infelizmente, é um sofrimento quase palpável. Ultimamente, em minha leitura da Bíblia, tenho observado e compreendido coisas para as quais não havia ainda despertado. A principal destas sem dúvida é o amor que Deus deseja que tenhamos uns para com os outros. Claro que já aprendi isso, mas desta vez foi diferente. Amar e agradar o Senhor não compreende somente abster-se do pecado, mas cuidar das necessidades uns dos outros. Quando falo em cuidar é cuidar mesmo!



         
          Sabemos que ajudar quem precisa, chorar com os que choram e amar pessoas é algo divino, mas até que ponto entendemos isso? Assim como, fazer acepção de pessoas é algo maligno (Tiago 2: 2 ao 4), o não fazê-lo é exatamente o oposto. De que adianta estar dentro da igreja cuidando de si, sem cuidar dos seus ou dos que necessitam?



         
          A transformação de nossa vida ocorre como todos sabem, de dentro para fora e gradativamente. Este amor pelo próximo cresce da mesma forma. Deus satura nossos corações com seu amor e passamos a ter amor pelas pessoas de forma natural. Entretanto, mesmo sendo algo natural, requer de cada pessoa uma iniciativa, pois, como sabemos, amor é decisão. Assim, este amor será expressado através de atitudes.



        
          Não posso dizer que o mundo está sofrendo com escassez de amor (Eu acho!), mas posso dizer que um pouco mais não seria mal. Questiono-me sobre o que tenho feito pelo meu próximo e chego a terrível conclusão: Nada! A verdade é que não faço nada a não ser tentar ajudar a mim mesmo com o pouco que tenho. No máximo uma ajuda com uma palavra ou, orando por ela, em fim, nada o bastante. Isso mesmo! Não adianta orar sem ajudar. Não adiante orar por quem tem fome sem lhe dar um prato de comida!



          
          Falando assim parece tão óbvio não? Mas quando foi a última vez que você visitou um abrigo de idosos, crianças com câncer, centros de recuperação, orfanatos, presídios ou algo assim? Ou talvez, quando foi a última vez que saiu para comprar roupas novas para você e para levar para uma ação social? Quando foi que viu o calçado velho do seu amigo e lhe presenteou com um novo? Ou quem sabe com uma camisa ou sei lá! Amar o próximo como a nós mesmos.



          
          Quando meu tênis está velho ou vejo a necessidade de ter outro, vou e compro outro, pois cuido de mim. Mas infelizmente não amo o meu próximo a ponto de fazer o mesmo com ele. Não ajudo nem com o pouco que tenho. É interessante frisar também que o pouco que tenho é fartura para muitas pessoas.



          
          A necessidade de compartilhar este amor soa como algo utópico e pouco provável. Isso porque nos tornamos amantes de nós mesmos. Estamos preocupados com nosso bem estar e nossos interesses pessoais. Você deve estar concordando e perguntando-se ao mesmo tempo: O que posso fazer? A resposta é simples: Tome uma atitude de amor! Decida amar assim como você se ama! Isso diz respeito também a ofensas e qualquer coisa que magoe, traga constrangimento ou prejuízo ao seu próximo.



           
           A Salvação ou a graça de Deus não podem ser compradas, mas, por outro lado, não ajudar os necessitados vai contra a vontade de Deus. Se você ama o seu próximo como a você mesmo, então é capaz de sair para fazer compras e ajudar a quem precisa, pois essa é a nossa religião como está escrito em Tiago 1:27 que diz: "A religião pura e sem mácula que o nosso Deus e Pai aceita é esta: Cuidar dos órfãos e das viúvas e suas dificuldades e manter-se incontaminado pelo mundo." Não vamos pensar também que somente ajudar as pessoas leva alguém para o céu. Isso não é verdade, pois somos salvos mediante a fé em Jesus e pela misericórdia e graça de Deus, não por obras como está escrito em Romanos 3: 23 e 24.



           
           O que não podemos esquecer também é que a fé sem obras é morta como está escrito em Tiago 2:14 ao 26, mas gostaria de destacar os versículos 15, 16 e 17 que dizem: "Se um irmão ou uma irmã estiverem necessitados de roupa e necessitados do alimento de cada dia, e qualquer um de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e alimentai-vos bastante, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, de que adianta isso? Assim, também a fé, se não tiver obras, está morta em si mesma." Tem ainda o versículo 24 que diz: "Vede que uma pessoa é justificada por obras e não apenas pela fé."



          
           É preciso praticar a palavra para ser aprovado por Deus. Observando o livro de Filemon, pude perceber algo muito interessante sobre o Apóstolo Paulo e creio que isso, sem dúvida, era algo marcante em sua vida e ministério. Através do texto percebemos que Paulo tinha realmente amor pelas vidas e demonstrava não apenas com palavras, mas com atitudes. Esta é sem dúvida a essência do evangelho.



          
           O próprio Jesus disse Amarás o Senhor teu Deus acima de todas as coisas e o próximo como a ti mesmo. (Mateus 22: 34 ao 40) Este próximo a quem Jesus se refere não é somente seu pai, mãe, irmão, irmã, tio, filho, filha ou qualquer amigo ou parente. Este próximo é qualquer ser humano que cruzar o seu caminho. Leia Lucas 10:25 ao 37 e você verá com clareza quem é o seu próximo.



          
          Com base em tudo o que foi falado eu insisto! Vemos uma mãe e seus filhos passando necessidade e não fazemos nada por quê? Porque se ela não quisesse passar por isso então que não engravidasse tantas vezes? Nem mesmo nos levantamos para dar lugar a um idoso no ônibus! Vemos o morador de rua e não o ajudamos por não saber o que ele fez para merecer essas condições? Acaso somos melhores que ele para julgá-lo? A Bíblia diz para ajudar e não para julgar. Não interessa o motivo pelo qual a pessoa encontra-se nesta situação e sim que eu a ajude.



          
          Como amar um bandido? Amando como Deus ama! Deus ama quem você é, mas nem sempre o que você faz! O que fazer? Precisamos esvaziar-nos de pré-conceitos e juízos, enchendo-nos de amor, olhando para quem a pessoa é e não o que ela fez ou faz. É assim que Deus nos ama. Ele olha quem somos, e ama quem somos. Nem sempre aprova nossas atitudes, mas ama quem somos. Ao morrer na cruz, Jesus nem parou para pensar nas coisas erradas que você ainda faria. Isso mesmo! Tudo isso de errado que nós fazemos, não foi levado em consideração por Jesus. Creio que Ele nem sequer pensou nisso. Simplesmente amou quem somos! Incrível não?



          
          Devemos pedir discernimento ao Senhor para que não sejamos enganados por aproveitadores, mas não podemos julgar ou deixar de ajudar a quem precisa. Talvez você também não possa comprar roupas para dar, mas poderia dividir as suas com alguém."Não vede os lírios dos campos?" Ser bênção na vida das pessoas é algo que não tem preço. Ajudar as pessoas e amá-las é algo divino. Tenho aprendido e quero continuar a aprender isso a cada dia! Sou grato a Deus por poder ajudar outras pessoas. A Ele honra e glória para sempre! Amém!



 




 


 Por William Jr.
iWILL & YOU?











 



Nenhum comentário:

Postar um comentário